5 mitos sobre implante dentário que você precisa parar de acreditar

Avanços tecnológicos tornam os implantes dentários mais acessíveis, seguros e eficazes, mas desinformação ainda afasta muitos pacientes do tratamento ideal.

Com o avanço da odontologia digital e da tecnologia 3D, os implantes dentários são uma alternativa cada vez mais segura e acessível para quem busca reabilitação oral com conforto, estética e qualidade de vida. Ainda assim, muitos mitos persistem, e podem atrasar ou até impedir a decisão por esse tipo de tratamento.

Para desmistificar o assunto, o Dr. Alberto Blay, especialista em implantodontia e CEO da Plenum Bioengenharia, única indústria no mundo a fabricar implantes impressos em 3D em larga escala, elenca os cinco principais mitos sobre implantes dentários que merecem ser revistos:

1. “Implante dói muito”

Com o uso de tecnologias como guias cirúrgicos, impressão 3D e anestesia local, o procedimento se tornou muito menos invasivo. Na maioria dos casos, o desconforto é inferior ao de uma extração simples, com recuperação rápida e controlada.

2. “Não serve para idosos”

Idade não é um impedimento para o implante dentário. O mais importante é a saúde geral do paciente e a avaliação do osso na região. Com acompanhamento adequado, pacientes longevos podem se beneficiar significativamente do tratamento, melhorando a mastigação, fala e autoestima.

3. “Demora muito para ficar pronto”

Com a evolução tecnológica dos implantes, integração de softwares e técnicas digitais, o processo foi significativamente acelerado. Alguns tratamentos podem ser concluídos em poucos meses, em alguns casos, em até um único dia, dependendo do diagnóstico e técnica utilizada.

4. “É muito caro”

Apesar de representar um investimento, os implantes oferecem alta durabilidade, funcionalidade e conforto, o que traz excelente custo-benefício a longo prazo. Além disso, a evolução tecnológica tem ampliado o acesso e reduzindo custos operacionais.

5. “Não parece natural”

Graças às técnicas modernas e à personalização do formato e cor, os implantes oferecem uma aparência extremamente natural e harmônica com o restante dos dentes. Em muitos casos, é praticamente impossível notar a diferença entre um implante e um dente natural.

Sobre a Plenum Bioengenharia:

Com um centro de pesquisas próprio e atendimento em todo o Brasil, a Plenum é reconhecida mundialmente por suas soluções inovadoras para a área de saúde suplementar, contendo produtos odontológicos, oftalmológicos, ortopédicos, entre outros. É a única indústria do mundo que fabrica implantes impressos em 3D em larga escala, além de sua linha de regenerativos ser 100% sintética.

Fonte: Amanda Albela / Larissa Gabriel - Sheep Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CUIABÁ - Hospital São Mateus implanta cirurgias robóticas para aprimorar cuidados médicos

Solteiros têm até 80% mais risco de depressão do que casados, aponta estudo global

ARTIGO - Acidentes domésticos com idosos: atenção nunca é demais!