A escola que adoece: como o ambiente impacta a saúde mental de alunos e professores

A SOW Saúde Integral acaba de lançar um programa voltado para instituições de ensino chamado SOW Educativa, com o objetivo de implementar projetos de saúde emocional no contexto escolar

São Paulo, 31 de julho de 2025 - No mundo pós-pandemia de Covid-19, temas relacionados à saúde mental passaram a ocupar espaço em diversos âmbitos da sociedade e, consequentemente, as discussões chegaram às salas de aula. A preocupação com o bem-estar psicossocial de alunos, educadores e demais funcionários das escolas precisa se tornar um ponto focal nas instituições de ensino no Brasil.

Para a psicanalista Karina Damião, uma das fundadoras da Sow Saúde Integral — associação sem fins lucrativos que apoia famílias na busca pelo equilíbrio entre corpo e mente —, a chave para termos ambientes escolares saudáveis está em cuidar de quem cuida dos bebês, das crianças e dos adolescentes.

“Estamos em um momento pós-pandêmico e ainda não conseguimos mensurar totalmente os impactos que esse período causou nas crianças. Por isso, os educadores precisam de cuidados. Os cuidadores em casa também precisam ser cuidados, para que, juntos, possam lidar com as situações que envolvem os alunos que chegam às escolas. É como jogar uma pedrinha em um lago: ela reverbera e movimenta toda a água ao redor. É o que chamo de cuidado multiplicador — cuidar do cuidador da família e do educador reverbera diretamente nas crianças e adolescentes acolhidos nas escolas”, explica Karina.

De acordo com o livro "Seminários - Trabalho e Saúde dos Professores. Precarização, adoecimento & caminhos para a mudança", publicado em outubro de 2023 pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), os professores das redes pública e privada sofrem do mesmo conjunto de males ou doenças, em que predomina os distúrbios mentais, como síndrome de burnout, estresse e depressão. Seguidos de problemas vocais e osteomusculares, como lesões em músculos, tendões ou articulações.

“Os educadores precisam ser cuidados — por eles mesmos e pelas instituições. É fundamental que haja um olhar constante para esse grupo, que precisa estar bem e fortalecido para cuidar de si e, assim, poder cuidar daqueles que chegam”, acrescenta a psicanalista.

Quando as instituições de ensino não priorizam o bem-estar psicossocial de alunos e educadores, os impactos se refletem no rendimento escolar e na segurança do ambiente educacional. Entre os efeitos observados no desempenho escolar estão a dificuldade de aprendizado, a falta de motivação e engajamento, além do aumento de problemas comportamentais.

Em relação à segurança, os impactos incluem o crescimento do bullying e da violência, o aumento do isolamento social e o surgimento ou agravamento de transtornos de saúde mental entre os alunos.

Karina Damião acredita que a solução para esse problema está na união de forças entre a escola e a família. “Existem duas esferas — a da escola e a da família. A escola tem suas limitações, pois não consegue atuar em todos os aspectos sozinha. Por isso, é fundamental que haja uma parceria com a família. É necessário ampliar a rede de cuidado desse aluno para conseguir bons resultados.”

A SOW Saúde Integral desenvolveu um programa voltado para instituições de ensino chamado SOW Educativa, com o objetivo de implementar projetos de saúde emocional no contexto escolar. A iniciativa busca fortalecer os vínculos entre educadores, estudantes e famílias, além de promover ambientes educativos mais humanos, sensíveis e inclusivos.

Sobre a Sow

A Sow Saúde Integral é uma associação dedicada ao fortalecimento da saúde integral de crianças, adolescentes e suas famílias, oferecendo atendimentos personalizados e acessíveis que consideram a complexidade e a singularidade de cada caso. Comprometida com a transformação social, a Sow trabalha para mudar a realidade das famílias que atende, contribuindo para a construção de um futuro mais saudável, inclusivo e próspero para todos.

Com um olhar voltado para o futuro, a Sow continua a expandir suas iniciativas, sempre buscando novas formas de contribuir para o bem-estar coletivo e saúde integral. Para mais informações, acesse o nosso site.

Por : Karina Damião - Psicanalista
Fonte: Gisele Gomes Comunica - Assessoria de Imprensa e Comunicação Integrada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solteiros têm até 80% mais risco de depressão do que casados, aponta estudo global

EM CUIABÁ - Hospital São Mateus implanta cirurgias robóticas para aprimorar cuidados médicos

ARTIGO - Acidentes domésticos com idosos: atenção nunca é demais!