Colaboradores do Hospital São Benedito participam de palestras sobre prevenção ao suicídio

Ação foi desenvolvida pelo setor de Psicologia do Trabalhador da unidade

Colaboradores do Hospital Municipal São Benedito (HMSB), unidade gerida pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, participaram durante dois dias de palestras orientativas sobre prevenção ao suicídio e saúde mental. A ação é uma iniciativa do setor de Psicologia do Trabalhador em alusão à campanha Setembro Amarelo.

Foram abordados os temas: "Prevenção ao Suicídio Materno", pela psicóloga Isadora Branco, e "Ansiedade é tão ruim assim? Depressão X Tristeza. Suicídio, como prevenir?", pelo psiquiatra Lucas Loureiro. A psicóloga Euzélia Consuelo palestrou sobre os três AS (Autoestima, Autoconhecimento e Autocompaixão) como prevenção do suicídio.

A neuropsicóloga Telma Cristine abordou o tema Identidade, autoconhecimento e sentido da vida: Suicídio e os sinais de socorro. A abertura das palestras foi realizada pelo educador físico, Rodrigo Souza, do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.

Segundo a psicóloga Vanessa Schorro, do setor de Psicologia do Trabalhador, a proposta em trazer a Campanha do Setembro Amarelo ao HMSB é promover conhecimento e compreensão que facilite o processo de desmistificação e dissolução do tabu em torno do suicídio, e as ações preventivas que cada profissional, líder e indivíduo podem adotar.

“Assim como fizemos no HMC, achamos importante levar essa conscientização também aos colaboradores do HMSB. Acreditamos que a prevenção só ocorre a partir do enfrentamento do problema, da abertura para discussões e diálogos que envolvem o tema. É essencial falar sobre suicídio para que as pessoas que estejam em sofrimento emocional e vivenciando situações difíceis busquem ajuda”, destacou.

Paulo Rós, diretor-geral da ECSP, ressaltou que todos os anos as unidades desenvolvem ações pertinentes à saúde mental, além do trabalho contínuo com os atendimentos psicológicos e psiquiátricos aos colaboradores que buscam por atendimento.

“Enquanto gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro e diretoria dos hospitais, entendemos que a saúde emocional é tão importante quanto à saúde física. Colocamos como prioridade o bem-estar do trabalhador, que poderá contar sempre com uma gestão atenciosa”, pontuou.

De janeiro a junho de 2022 foram 630 atendimentos realizados aos colaboradores. Sendo 45% dos casos relacionados ao transtorno de ansiedade, 32% por motivo de depressão, 11% burnout, 11,5% colaboradores passando pelo processo do luto e 5% com outras doenças mentais e emocionais.

“É preciso atenção redobrada para a promoção da saúde mental dos colaboradores. Esse serviço é oferecido de forma gratuita, disponível das 07h às 00h. É um setor inteiramente sigiloso, não havendo qualquer tipo de compartilhamento de informações”, revelou Jucélia Rocha, responsável técnica do setor de Psicóloga do Trabalhador.

Atendimentos

Serviço gratuito para os colaboradores do HMC e HMSB - Informações (65) 9 9933-2575

Serviço gratuito e voluntário para todos - O Centro de Valorização da Vida atua na prevenção de suicídios e oferece apoio emocional a qualquer pessoa que necessite conversar com alguém. Ligue 188.

Fonte: CRISTIANE GUERREIRO - Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CUIABÁ - Hospital São Mateus implanta cirurgias robóticas para aprimorar cuidados médicos

SAÚDE - “Apenas metade das pessoas que sabem que têm hipertensão fazem o controle”, alerta cardiologista

SAÚDE - Processo seletivo unificado disponibiliza 30 vagas em residência médica para 2024