O estado civil vai além de questões de relacionamento ou convenções sociais – ele pode ter impacto significativo no bem-estar mental. No Brasil, são 81 milhões de solteiros e 63 milhões de casados, de acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma pesquisa recente, publicada pela revista Nature Science Behaviour, destacou essa influência ao revelar que pessoas sem um relacionamento formal têm até 80% mais chance de desenvolver depressão do que casados. O estudo é preliminar, e os especialistas indicam a necessidade de investigações adicionais para confirmar uma correlação robusta entre estado civil e transtornos mentais. “É importante lembrar que outros fatores de suporte e estilo de vida podem influenciar essa relação”, ressalta a psicóloga Lara Nepomuceno. A pesquisa analisou dados de cerca de 106 mil pessoas de diferentes países, como Estados Unidos, Reino Unido, México, Irlanda, Coreia do Sul, China e Indonésia. Dentre os participant...
*Mara Nasrala O envelhecimento traz consigo diversas transformações físicas, cognitivas e sensoriais, que tornam os idosos mais vulneráveis a acidentes dentro de casa. À medida que a idade avança, o risco de quedas aumenta consideravelmente, e pequenos descuidos podem ter consequências graves como fraturas, hospitalizações e até perda de autonomia.
Avanço tem redefinido padrões cirúrgicos e representa marco significativo Em uma iniciativa inovadora, o Hospital São Mateus, em Cuiabá, anunciou a implantação de cirurgias robóticas, utilizando a mais recente tecnologia em sistemas cirúrgicos, o robô da Vinci® X. Este avanço coloca o hospital na vanguarda da medicina moderna no Brasil, oferecendo procedimentos menos invasivos e com maior precisão. Cirurgias robóticas têm sido uma tendência crescente na medicina, trazendo benefícios como precisão aprimorada e recuperação mais rápida aos pacientes. De acordo com o médico urologista do hospital São Mateus, Dalvâni Elias, a tecnologia é usada principalmente para abordar os casos oncológicos, como o câncer renal e de próstata.
Comentários